Curta Duração

Curso de Avaliação de Políticas Sociais na Prática

Período de Inscrição:

13/01/2023 a 07/03/2023

Período de realização do curso:

13/03/2022 a 19/05/2022

Inscrições e Informações:

https://ipead.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=193

Objetivo:

Proporcionar aos alunos o conhecimento acerca da avaliação de políticas sociais com o foco em análise de evidências (dados públicos). Transmitir instrumentos e métodos de avaliação e conceitos tais como: Avaliação de Impacto, Monitoramento, Ciclo da Gestão de Políticas, Indicadores Sociais, Indicadores de Gestão, Indicadores de Avaliação. Através do exame das principais características das políticas sociais buscaremos compreender os principais desafios subjacentes ao campo da gestão social. A avaliação de impacto comparada com outras práticas metodológicas onde será apresentada diversos aprendizados da avaliação na busca da eficiência, eficácia e efetividade comuns na busca da racionalidade da avaliação de políticas sociais.

Público-alvo:

Profissionais de qualquer área do conhecimento e interessados em obter treinamento em avaliação de políticas sociais com base em análise de evidências.

Ementa:

Avaliação e monitoramento são instrumentos estratégicos para compreensão de projetos e políticas sociais. Avaliação considerada desde a concepção (desenho) da política social como base para entender seus impactos na vida das pessoas, como também para nortear decisões políticas. A necessidade da avaliação de políticas sociais será investigada a partir de três motivos norteadores relacionados a geração de conhecimento: 1) conhecimento para a tomada de decisão: políticas de intervenção social devem continuar, serem modificadas no desenho ou na gestão? Devem/podem ser ampliadas ou interrompidas a partir de análise de evidências? 2) conhecimento para o aprendizado institucional: o que a organização gestora do projeto, seja ela pública, privada ou ONG, pode aprender com o desenvolvimento da iniciativa? 3) conhecimento para a sociedade: o investimento de recursos organizacionais gera valor para as pessoas envolvidas? E, indo mais além, gera valor público, reduz as desigualdades e fortalece a democracia ao acesso a recursos sociais? Em tempos de recursos cada vez mais escassos, a geração de conhecimento para desenvolver políticas sociais com maior potencial de desenvolvimento social considerando é requisito fundamental.

Local de realização do curso:  Curso a distância.

A plataforma para realização do curso ficará disponível 24 horas ao dia durante todo período de realização do curso através da plataforma Moodle UFMG (https://virtual.ufmg.br/extensao/).

Carga Horária: 120 horas.

Certificado Oficial da UFMG emitido ao término do curso.

Metodologia: curso à distância utilizando a plataforma Moodle da área de cursos de extensão da UFMG. O curso utiliza de metodologia de acompanhamento interativo. Ou seja, durante todo o seu desenvolvimento do curso haverá acompanhamento em tempo real e todas as atividades serão revisadas individualmente e retornada aos alunos. Todos os materiais do curso e atividades ficarão disponíveis durante o período do curso.

 

Curso de Indicadores Sociais com o uso do PSPP: Construção, Seleção e Aplicabilidade.

Período de Inscrição:

13/01/2023 a 07/03/2023

Período de realização do curso:

13/03/2023 a 19/05/2023

Inscrições e Informações:

https://ipead.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=192

Objetivos:

– Qualificar o aluno para o uso de indicadores sociais na construção, monitoramento e avaliação de políticas sociais levando em considerações suas principais características dentro do ciclo avaliativo.

– Capacitar o aluno na identificação, seleção e construção de indicadores a partir das propriedades do projeto social o qual está sendo avaliado e para políticas públicas de forma geral.

– Capacitar o aluno para o uso de estatística descritiva e construção de indicadores com o uso do Software PSPP.

Público-alvo: 

Profissionais de qualquer área do conhecimento e interessados em entender as dinâmicas relacionadas ao empreendedorismo social.

Ementa: Significado e uso de indicadores sociais, apresentação de fontes de dados disponíveis para a quantificação de conceitos sociais; Elucidação a elaboração de indicadores sociais em diferentes áreas temáticas; Vantagens e Limites na utilização de indicadores sociais na avaliação das condições de vida da população; Discussão de conceitos operacionais tais como: indicador social, sistema de indicadores, índices; classificações e as propriedades de indicadores sociais; Relação entre indicadores sociais e avaliação de políticas públicas. Áreas temáticas importantes para as políticas públicas serão acessadas para construção de indicadores como: saúde, educação e indicadores socioeconômicos.

O uso do PSPP por Windows para realizar análises estatísticas têm inúmeras vantagens algumas delas eu listo abaixo:

1- Por ser um software livre, o PSPP é gratuito e não oferece restrições de uso qualquer lugar seja em empresas privadas ou órgãos públicos;

2- Por ser a versão open source do SPSS, o PSPP oferta as mesmas facilidades de ser utilizável no Windows;

3- Assim como o software R, o PSPP é um projeto do GNU-Free Software Foundation (FSF) e usa a biblioteca de cálculos mais utilizada no meio do software livre que é a GSL https://www.gnu.org/software/gsl/O R inclusive utiliza partes do PSPP na importação de arquivos “.sav”.

4- O PSPP oferece muita facilidade de montagem e transformações de bases de dados e variáveis, pois, assim como o SPSS, oferece uma interface conectada entre os comandos do Windows e sua programação nos inputs “syntax”. Download do PSPP: https://sourceforge.net/projects/pspp4windows/

5- Download do PSPP:https://sourceforge.net/projects/pspp4windows/.

Local de realização do curso: 

Curso a distância.

A plataforma para realização do curso ficará disponível 24 horas ao dia durante todo período de realização do curso através da plataforma Moodle UFMG (https://virtual.ufmg.br/extensao/).

Carga Horária: 120 horas.

Certificado Oficial da UFMG emitido ao término do curso.

Metodologia: curso à distância utilizando a plataforma Moodle da área de cursos de extensão da UFMG (). O curso utiliza de metodologia de acompanhamento interativo. Ou seja, durante todo o seu desenvolvimento do curso haverá acompanhamento em tempo real e todas as atividades serão revisadas individualmente e retornada aos alunos. Todos os materiais do curso e atividades ficarão disponíveis durante o período do curso.

 

 

Curso de Elaboração de Projetos Sociais a distância

Período de Inscrição:

13/01/2023 a 07/03/2023

Período de realização do curso: 

13/03/2023 a 19/05/2023

Inscrições e mais informações

https://ipead.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=191

Ementa:

O curso tem como foco a apresentação, de forma detalhada e construtiva, das metodologias de elaboração projetos sociais contendo todas as suas partes: Justificativa, Objetivos, Diagnóstico, Metodologias de Monitoramento, Orçamento, Metodologias de Ação e Metodologias de Avaliação Ex-post e Ex-ante e Avaliação de Impacto. Atenção especial será dada para o entendimento de conceitos básicos na construção de um projeto social, tais quais: Indicadores: construção e aplicabilidade; Marco Lógico e Lógica da relação Causa-Efeito e Meios-Fins no entendimento de um problema social a partir da utilização da dinâmica Árvore de Problemas e árvore de Meios e Fins.

O grande diferencial deste curso é que ele é totalmente interativo. Ou seja, a cada tarefa entregue a mesma vai ser lida e retornada para o aluno com críticas e considerações. Assim, ao final do curso o egresso vai ter um projeto social concluído e assessorado pela nossa equipe e sob a supervisão da coordenação. Durante o curso termos chats abertos para dúvidas e debates e moderação dos tutores. A professora e coordenadora do curso participará dos chats online. (DETALHAMENTO COMPLETO DO CURSO PODE SER ACESSADO NO LINK ACIMA)

Objetivo

Qualificar profissionais de qualquer área do conhecimento que estejam interessados em aprenderem a Elaborar um Projeto Social.

Público-alvo

Profissionais interessados na temática de elaboração de projetos sociais.

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos.

Programação

Conteúdo Programático

Carga-Horária:120 horas-aula

Modalidade: à distância

Material Didático: Incluído.

Metodologia: vídeo aulas, biblioteca virtual com produções acadêmicas direcionadas ao tema.

Necessário: computador conectado à internet.