Sobre o CECAPS

Nossa história

O CECAPS nasceu em 2005, junto com a primeira turma do curso de Especialização em Elaboração, Gestão e Avaliação em Projetos Sociais em Áreas Urbanas.

 

O Centro

O CECAPS foi criado em julho de 2005 a partir da demanda urgente para melhor compreender a dinâmica dos programas sociais que se impunham na nossa sociedade naquele momento. A experiência efêmera brasileira levava mais a dúvidas do que a respostas quando se buscava ferramentas sólidas que possibilitassem a elaboração, a avaliação e o monitoramento desses modelos de programas.

Por outro lado, a forte tradição em pesquisas acadêmicas na área social aportado na UFMG nos guiou para um grande investimento em ações que unissem o desenvolvimento de pesquisas que nos propiciasse a construção de ferramentas, especificamente em avalição e monitoramento e depois repassa-las através de cursos. Acredito esse tem sido o resultado do nosso sucesso em mais quase duas décadas de existência.
O nosso público alvo são gestores e formuladores de políticas sociais, tanto do setor público, como do setor privado e do terceiro setor (ONGs). A intenção é a subsidiá-los nas tomadas de decisões na implementação de políticas sociais novas e para garantir o aprimoramento de políticas existentes.

Em suas atividades o CECAPS desenvolveu e está desenvolvendo pesquisas na área de avaliação e gestão de projetos sociais. Atualmente são 13 projetos, sendo 8 acadêmicos que contam com o financiamento da FAPEMIG e CNPq e 5 contratos de prestação de serviços financiados pro agências governamentais. Foram 12 turmas de pós-graduação, dezenas de cursos de curta duração e centenas de profissionais capacitados.


Nossos Valores

Missão: Capacitar e fomentar o conhecimento subsidiando profissionais e organizações interessados em Projetos Sociais, por meio de gestão de projetos, pesquisas, cursos e desenvolvimento de novas tecnologias com Eficiência, Qualidade, Respeito, Conhecimento e Flexibilidade

Visão: Fundamentar a ação através do saber sendo referência na geração e transmissão de conhecimentos na área de Projetos Sociais

Valores: Eficiência, Qualidade, Respeito, Conhecimento e Flexibilidade