Curta Duração

Curso de Indicadores Sociais com o uso do PSPP: Construção, Seleção e Aplicabilidade.

Período de Inscrição:

25/06/2021 a 17/08/2021.

Período de realização do curso:

16/08/2021 a 18/10/2021.

Inscrições e Informações: https://bit.ly/indicadorpspp2021_3

Objetivos:

– Qualificar o aluno para o uso de indicadores sociais na construção, monitoramento e avaliação de políticas sociais levando em considerações suas principais características dentro do ciclo avaliativo.

– Capacitar o aluno na identificação, seleção e construção de indicadores a partir das propriedades do projeto social o qual está sendo avaliado e para políticas públicas de forma geral.

– Capacitar o aluno para o uso de estatística descritiva e construção de indicadores com o uso do Software PSPP.

Público-alvo: 

Profissionais de qualquer área do conhecimento e interessados em entender as dinâmicas relacionadas ao empreendedorismo social.

Ementa: Significado e uso de indicadores sociais, apresentação de fontes de dados disponíveis para a quantificação de conceitos sociais; Elucidação a elaboração de indicadores sociais em diferentes áreas temáticas; Vantagens e Limites na utilização de indicadores sociais na avaliação das condições de vida da população; Discussão de conceitos operacionais tais como: indicador social, sistema de indicadores, índices; classificações e as propriedades de indicadores sociais; Relação entre indicadores sociais e avaliação de políticas públicas. Áreas temáticas importantes para as políticas públicas serão acessadas para construção de indicadores como: saúde, educação e indicadores socioeconômicos.

O uso do PSPP por Windows para realizar análises estatísticas têm inúmeras vantagens algumas delas eu listo abaixo:

1- Por ser um software livre, o PSPP é gratuito e não oferece restrições de uso qualquer lugar seja em empresas privadas ou órgãos públicos;

2- Por ser a versão open source do SPSS, o PSPP oferta as mesmas facilidades de ser utilizável no Windows;

3- Assim como o software R, o PSPP é um projeto do GNU-Free Software Foundation (FSF) e usa a biblioteca de cálculos mais utilizada no meio do software livre que é a GSL https://www.gnu.org/software/gsl/ O R inclusive utiliza partes do PSPP na importação de arquivos “.sav”.

4- O PSPP oferece muita facilidade de montagem e transformações de bases de dados e variáveis, pois, assim como o SPSS, oferece uma interface conectada entre os comandos do Windows e sua programação nos inputs “syntax”. Download do PSPP: https://sourceforge.net/projects/pspp4windows/

5- Download do PSPP: https://sourceforge.net/projects/pspp4windows/.

Local de realização do curso: 

Curso a distância.

A plataforma para realização do curso ficará disponível 24 horas ao dia durante todo período de realização do curso através da plataforma Moodle UFMG (https://virtual.ufmg.br/extensao/).

Carga Horária: 120 horas.

Certificado Oficial da UFMG emitido ao término do curso.

Metodologia: curso à distância utilizando a plataforma Moodle da área de cursos de extensão da UFMG (). O curso utiliza de metodologia de acompanhamento interativo. Ou seja, durante todo o seu desenvolvimento do curso haverá acompanhamento em tempo real e todas as atividades serão revisadas individualmente e retornada aos alunos. Todos os materiais do curso e atividades ficarão disponíveis durante o período do curso.

Elaboração de Projetos Sociais a distância

Período de Inscrição:

25/06/2021 a 17/08/2021. 

Período de realização do curso: 

16/08/2021 a 18/10/2021.

Inscrições e mais informações: https://bit.ly/socialprojeto2021_3

Ementa:

O curso tem como foco a apresentação, de forma detalhada e construtiva, das metodologias de elaboração projetos sociais contendo todas as suas partes: Justificativa, Objetivos, Diagnóstico, Metodologias de Monitoramento, Orçamento, Metodologias de Ação e Metodologias de Avaliação Ex-post e Ex-ante e Avaliação de Impacto. Atenção especial será dada para o entendimento de conceitos básicos na construção de um projeto social, tais quais: Indicadores: construção e aplicabilidade; Marco Lógico e Lógica da relação Causa-Efeito e Meios-Fins no entendimento de um problema social a partir da utilização da dinâmica Árvore de Problemas e árvore de Meios e Fins.

O grande diferencial deste curso é que ele é totalmente interativo. Ou seja, a cada tarefa entregue a mesma vai ser lida e retornada para o aluno com críticas e considerações. Assim, ao final do curso o egresso vai ter um projeto social concluído e assessorado pela nossa equipe e sob a supervisão da coordenação. Durante o curso termos chats abertos para dúvidas e debates e moderação dos tutores. A professora e coordenadora do curso participará dos chats online. (DETALHAMENTO COMPLETO DO CURSO PODE SER ACESSADO NO LINK ACIMA)

Objetivo

Qualificar profissionais de qualquer área do conhecimento que estejam interessados em aprenderem a Elaborar um Projeto Social.

Público-alvo

Profissionais interessados na temática de elaboração de projetos sociais.

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos.

Programação

Conteúdo Programático

Carga-Horária:120 horas-aula

Modalidade: à distância

Material Didático: Incluído.

Metodologia: vídeo aulas, biblioteca virtual com produções acadêmicas direcionadas ao tema.

Necessário: computador conectado à internet.


Empreendedorismo Social

Período de Inscrição: 

08/06/2020 a 13/07/2020.

Período de realização do curso:

20/07/2020 a 20/09/2020.

Inscrições e Informações: http://bit.ly/empreedsocial

Objetivo:

A proposta deste curso é formar Empreendedores e Empreendedoras Sociais. Ou seja, capacitar profissionais de quaisquer áreas do conhecimento a empreenderem na área social e a construírem uma proposta de intervenção social capaz de modificar uma situação social e, ao mesmo tempo, fazê-la autossustentável. Além disso aprenderemos: as características dos negócios sociais; o perfil do empreendedor social e suas competências; enfrentamentos do “negócio social” como aceitabilidade e acessibilidade, questões sociopolíticas e ideológicas; o papel da organização social constituída no Terceiro Setor: empreender, implementar e desenvolver negócios, resumo executivo, análise de mercado, plano de marketing e tipos de investimentos; Formulação de uma proposta de um negócio social: Problema social, suas causas, possíveis soluções, técnicas de monitorar e avaliar o resultados.

Público-alvo: 

Profissionais de quaisquer áreas do conhecimento e interessados em se capacitarem em empreendedorismo social.

Local de realização do curso: 

Curso a distância.

A plataforma para realização do curso ficará disponível 24 horas ao dia durante todo período de realização do curso através da plataforma Moodle UFMG.

Carga Horária: 120 horas.

Certificado Oficial da UFMG emitido ao término do curso.

Investimento: 

– 01 parcela de R$ 340,00 no boleto ou cartão de crédito, pagável até o dia 13/07/2020; ou

– 02 parcelas de R$ 170,00 no cartão de crédito.